domingo, 28 de junho de 2015

Conclusão do trabalho

            Traçado o panorama comparativo entre os carros elétricos e a combustão, é possível analisar os resultados obtidos de forma conjunta a fim de concluir qual modelo de veículo é mais vantajoso, segundo os parâmetros definidos nesse trabalho acadêmico. Ao avaliar cada comparação, é notável que os resultados dependem de outras variáveis para ser definido. Sendo assim, será exposto de forma concisa e objetiva qual foi o carro que se destacou positivamente em cada parâmetro. Além disso, serão evidenciadas as variáveis determinantes em cada comparação e como elas podem alterar a conclusão feita nesse trabalho.
            Impacto ambiental: Na grande maioria dos países há uma enorme vantagem dos carrões elétricos. Por não emitirem gases poluentes, não utilizar combustíveis fósseis e não produzir poluição sonora os carros elétricos foram escolhidos como destaque nesse parâmetro. Entretanto, em países cuja matriz energética é baseada em fontes poluidoras, como a China, a poluição causada pelos carros é equivalente.
            Rendimento: nos carros elétricos há uma ampla vantagem no aproveitamento da energia, onde quase não há perda. Entretanto, a autonomia dos carros a combustão, em geral, é muito superior à dos carros elétricos, o que os coloca como destaque desse parâmetro. A variável nessa comparação é o desenvolvimento de novas baterias que vem tornando os carros elétricos cada vez mais eficientes nesse aspecto.
            Economia: devido ao seu menor valor de aquisição, a um curto prazo os carros a combustão são mais econômicos. Entretanto, a um médio e longo prazo os carros elétricos abrem uma grande vantagem. Além disso, o desenvolvimento de novas baterias tende a baratear o preço dos carros elétricos futuramente, o que ampliaria a vantagem do mesmo. Sendo assim, os elétricos são melhores nesse parâmetro.
            Potência: nesse aspecto observou-se que tanto os carros a combustão quanto os elétricos possuem modelos de alto desempenho. Entretanto, para modelos de mesma categoria, os carros a combustão, em geral, são mais potentes. Dessa forma, nessa comparação há uma pequena vantagem dos carros a combustão.
            Mercado: auxiliados fortemente pela indústria petroquímica e um mercado consolidado há décadas, os carros a combustão são destaque nesse parâmetro. Além disso, não há infraestrutura atualmente para atender a uma grande produção de carros elétricos. Em países como o Brasil, um contingente de veículos elétricos poderia agravar a crise energética que o país enfrenta. Entretanto, a variável dessa comparação é o fato de os carros a combustão utilizarem, em sua grande maioria, combustíveis não renováveis. Sendo assim, no futuro os carros elétricos são uma das principais alternativas para solucionar esse problema.

            Diante de tais resultados, conclui-se que o carro combustão é o mais vantajoso atualmente, por ter se destacado em três dos cinco parâmetros propostos. Entretanto, observando as vaiáveis determinantes, é evidente que no futuro essa conclusão será diferente, pois os veículos elétricos ainda possuem uma grande projeção de desenvolvimento. Sendo assim, estima-se que os elétricos alcancem os carros a combustão nos parâmetros rendimento e potência, além de supera-los no parâmetro mercado. Dessa forma, ganhando três dos cinco parâmetros e empatando em dois, o veículo elétrico foi definido pelo grupo como o carro do futuro. O carro do presente, para os mesmos, ainda é movido a combustão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário